CLUBE FM 94.1 - 2019

Desenvolvido e Gerenciado por Eduardo Sant'Ana

Presidente da Amzop diz que proposta de extinção de municípios é preocupante

Foi apresentada nesta terça-feira, 05 de novembro, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Pacto Federativo que poderia extinguir quase metade dos municípios do Rio Grande do Sul. Na região da Azmop - Associação dos Municípios da Zona da Produção seriam extintos 23 municípios. 

 

O Presidente da Amzop e Prefeito de Ametista do Sul, Gilmar da Silva, em entrevista para a Rádio Clube, manifestou preocupação e ressaltou que em sua opinião a proposta não irá adiante. 

 

De acordo com o Ministério da Economia, há, atualmente, 1.254 municípios que seriam incorporados pelos vizinhos, de acordo com as mudanças propostas. A incorporação valeria a partir de 2025, e caberia a uma lei ordinária definir qual município vizinho iria absorver a prefeitura deficitária. No Rio Grande do Sul seriam afetados 226 municípios. 

 

Conforme o presidente da Amzop, nesta quinta-feira, 07, o Ministro-Chefe da Casa Civil Onix Lorenzoni estará em Palmeira das Missões, momento que a associação vai se posicionar contrária a proposta. 

 

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul - Famurs já se posicionou contra a proposta.

 

CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA.

 

Please reload