CLUBE FM 94.1 - 2019

Desenvolvido e Gerenciado por Eduardo Sant'Ana

Médico alerta para sintomas e cuidados em relação ao vírus H1N1

A confirmação de um caso de gripe H1N1 em Nonoai chama atenção de autoridades de saúde e da população quanto aos cuidados com a doença e importância da vacinação.   

 

O Drº Rui Carlos Bertelli em entrevista para a Rádio clube explicou que o quadro clínico do paciente com H1N1 é mais grave que o gripe comum. Os sintomas incluem febre, tosse, garganta inflamada, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios e fadiga. As dores no corpo são mais intensas que de uma gripe comum e a temperatura alta por vários dias também costuma ser um alerta para a presença do vírus H1N1.

 

De acordo com o médico a principal forma de prevenção é a vacinação. Ele alertou para que a população busque a imunização quando disponibilizada pelo ministério da saúde.

 

A Campanha para os grupos prioritário teve início ainda em abril, com liberação das doses para toda a população no início de junho. O município atingiu a  94% do público alvo. Ontem estavam disponíveis ainda 130 doses da vacina, porém segundo informações da secretaria de saúde as doses disponíveis encerraram na manhã desta quinta-feira, sendo que o município aguarda posição da secretaria de saúde do estado quanto ao repasse de novas doses.

 

O primeiro caso da doença em Nonoai foi confirmado pela Secretaria de Saúde de Nonoai na quarta-feira, 12. A influenza H1N1 foi detectada em um paciente na faixa etária adulto/jovem (entre 30 e 40 anos de idade).

 

De acordo com informações do Hospital Comunitário de Nonoai, a homem já recebeu alta hospitalar. Após o início de tratamento o paciente não transmite a doença para outras pessoas.    

 

Please reload